Setor de Treinamento provisório da A.I.A.M.

A Séde da UTAM está localizada à Rua Francisco de Paula Santana, 170 - Vila das Palmeiras - Guarulhos - SP - Próximo ao cruzamento entre as Avenidas Monteiro Lobato com Paulo Facinni.
Telefones : 2461-2957
E-mail: u.t.a.m.guarulhos@gmail.com

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Resumo Sobre as Artes Marciais

Muay Thai

O Muay Thai (Tailandês มวยไทย - มวย = Muay = Boxe e ไทย = Thai = livre ou Pertencente a Tailândia) é também conhecido como Boxe Tailandês, é o esporte nacional da Tailândia. Esta Arte Marcial foi criada há mais de mil anos, e é considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo.

Características

É conhecido como "a luta das oito armas",[1] pois caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos, canelas e os punhos. Uma luta que além de ter socos e chutes bem desenvolvidos, é considerada uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.

Considerado hoje como uma das melhores lutas de contato do mundo, o Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, por se tratar de uma luta muito interessante que desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e auto-confiança.

A maioria das Associações e Confederações mundiais não aprova o uso das cotoveladas em lutas oficiais para manter a integridade física dos atletas, sendo consideradas somente nas regras asiáticas. Embora ultimamente as regras asiáticas estejam cada vez mais em evidência.

História

A história de Boxe tailandês caminha junto com a história do povo tailandês - ambos são, entretanto, difíceis de descobrir suas origens.

Quando o exército Birmane invadiu e arrasou Ayuddhaya, os arquivos de história tailandesa ficaram perdidos. Com eles, foi também muito da história do começo do Boxe tailandês. O pouco que nós sabemos, vem das escritas dos birmanes, visitas européias cambojanas antigas e algumas das crônicas do Reino de Lanna - Chiangmai.

O Boxe tailandês, o qual também é conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido também como Boxe Tailandês e é uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.000 anos de idade. A origem do Boxe tailandês confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Boxe tailandês. A mais aceite pela maioria dos Mestres de Boxe tailandês e também por vários historiadores Tailandeses é a seguinte:

A origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde actualmente é à Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores da Guerra, de animais, e também foram cometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta chamado "Chupasart".

"Corner"

"Corner"

Este método de luta e auto-defesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treino do "Chupasart", frequentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do actual Boxe tailandês. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se. No início, o Boxe tailandês era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal levando-se em conta à origem do povo Tailandês. O antigo Boxe tailandês utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.

Antigamente, assuntos nacionais foram decididos em lutas de Boxe tailandês. O primeiro grande registro sobre o Boxe tailandês como luta e o também como uma habilidade no campo de batalha, esta na época do Rei Naresuan em 1584, um tempo conhecido como o período de Ayuddhaya. Durante este período, todo soldado treinou Boxe tailandês e deveriam utilizar o metodo, como o Rei também o fez. Lentamente o Boxe tailandês se mudou para longe de sua raiz o 'Chupasart' e técnicas novas da luta foram evoluindo. A mudança na arte foi continuada debaixo de outro Rei lutador - Prachao Sua - o Rei Tigre (ou Rei de Tigre). Ele amou Boxe tailandês tanto que ele mesmo lutava freqüentemente mascarado em locais de competição, e normalmente derrubando os campeões locais. Durante o reinado do Rei de Tigre a nação estava a paz. O Rei manteve o exército ocupado ordenando o treinamento em Muay Thai. O interesse no esporte já era alto mas agora o valor do Boxe tailandês havia aumentado consideravelmente. O Boxe tailandês se tornou a favorita brincadeira e passatempo das pessoas, exército e o Rei. Fontes históricas mostram que as pessoas de todos os níveis e em momentos de suas vidas se reuniram para treinar em acampamentos. Ricos, pobres, jovem ou velhos, todos fizeram o treinamento no Boxe tailandês em algum momento da vida. Hoje temos o que podemos chamar de thai boxe o boxe tailandês ao sistema moderno.

As competições de lutas são antigas. Todas as aldeias organizavam seus prêmios e lutas e tiveram seus campeões. Todos torneios se tornaram não só uma competição apostada, como também uma competição de orgulho local. A tradição de apostar permaneceu com o esporte e hoje são apostadas somas grandes no resultado das lutas. Boxe tailandês sempre foi popular mas como a maioria dos jogos esportivos, houve momentos em que era mais na moda. No reinado de Rei Rama V, muitos lutadores Muay eram lutadores da guarda real. Estes pugilistas foram recompensados com títulos do exército pelo Rei. Hoje os títulos, como Muen Muay Mee Chue de Chaiya ou Muen Muay Homem Mudh de Lopburi são virtualmente intraduzíveis. Eles querem dizer algo comparável a Especialização na arte de bater. Na ocasião eles foram admirados e respeitados por esses títulos. O Rama período de V era outra idade dourada do Boxe tailandês. Lutas nos acampamentos eram constantes e valorizadas, O Comando Real - recrutou os pugilistas mais talentosos para fazerem parte da guarda do Rei. Os promotores das Lutas começaram a fazer as grandes Lutas que foram dados grandes prêmios e honra aos seus vencedores. Isto emocionava as pessoas então tanto quanto os torneios principais que hoje se faz em Bangkok em lutas em estádios. As lutas não eram feitas em ringues como nós conhecemos no Boxe tailandês mais recente. Qualquer espaço disponível do tamanho certo era usado, um pátio, um descampado de aldeia. As mudanças que o esporte sofreu foram mudanças radicais inclusive no uso de equipamentos. Por exemplo, lutadores tailandeses sempre usaram os chutes baixos. Um pontapé ou joelhada nos órgãos genitais, para os Lutadores eram um movimento perfeitamente legal até os anos de 1930. Porém nessa época uma proteção foi feita de árvore, coqueiros ou conchas de mar onde envolveram o material com pedaços de pano amarrado entre as pernas e ao redor da cintura. Foi daí que surgiu a coquilha.

Em 1930 vieram as mudança mais radicais no esporte. Foi então que se introduziu as regras de hoje e regulamentos. Cordas amarradas aos braços e mãos foram abandonados e luvas passaram a ser utilizadas pelos lutadores. Esta inovação também se deve ao respeito e ao sucesso crescente dos Pugilistas tailandeses no boxe internacional. Junto com a introdução de luvas, veio classes de peso baseados nas divisões do boxe internacional. Estas e outras inovações - como a introdução de cinco rounds, substancialmente alterou as técnicas de luta que os pugilistas usavam causando assim o desaparecimento de alguns lutadores importantes da época. Antes da introdução de classes de peso, um lutador poderia lutar com qualquer adversário de tamanho e diferença de peso. Porém, a introdução das classes de peso ajudou os lutadores a lutarem mais emparelhados e uniformemente, saindo de cada categoria um campeão. A maioria dos lutadores tailandeses pertencem às classes de peso mais baixas. Setenta por cento de todos os lutadores pertencem à mosca e divisões de peso pequenos. Há médios e meio-pesados mas eles não são vistos com freqüencia e as categorias mais pesadas raramente lutam.

Os estádios, antes dos rigues atuais, começaram durante o reinado de Rama VII, antes do Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, desapareceram gradualmente mas cresceram rapidamente de novo logo depois - o Muay Thai não tinha perdido nada de sua atração. Os pugilistas da parte norte do país uma vez mais estavam na direção da fama e fortuna em Bangkok. A glória poderia ser achada em estádios como Rajdamnern e Lumpinee. Depois, eles passaram a lutar ao vivo pela televisão. O Canal 7 da Tailândia e radiodifusão começaram a mostrar as lutas em cores há mais de 25 anos atrás.

Hoje a arte de batalha evoluiu para um esporte popular.

Técnicas

As técnicas básicas do Muay Thai são os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. São usadas também técnicas de clinch e arremesso. O Muay Thai é uma arte de combate de contato, onde a troca de golpes dos lutadores é constante. Os tailandeses são considerados os melhores em sua Arte Marcial e frequentemente viajam a diversos países ocidentais para lutar. Golpes básicos:

  • Punhos (Maat)
  • Canelada (Tae)
  • Joelhada (Kao)
  • Cotovelada (Sot)
  • Defesas (Kaa´k)
  • Saltos ou Pulos (Kadróty)
  • Giros (Shorakéd)

O Clinch

Clinch

Clinch

O Clinch é aplicado prendendo-se o oponente em torno do pescoço ou em torno do corpo, eles não são separados e a luta continua com troca de joelhadas e cotoveladas. Geralmente em clinch também são usadas diversas técnicas de arremessar o oponente ao chão.

Técnicas Defensivas

A defesa é uma coisa muito importante no Muay Thai e são usados os ombros, os braços e as pernas (canela) como um "escudo" para obstruir as técnicas do oponente. Obstruir é um elemento importante no Muay Thai e combina-se com o nível de condicionamento do praticante. Os chutes circulares baixos e circulares médios ao corpo são obstruídos normalmente com a canela. Os golpes na parte superior do corpo são obstruídas geralmente com o antebraço, ou se possivel com a canela. Os chutes circulares médios podem também ser segurados, travando o oponente, e assim permitindo um ataque para derrubá-lo, ou jogar o oponente a distância.

Técnicas com o Cotovelo

O cotovelo pode ser usado em sete maneiras: horizontal, diagonal-para cima, diagonal-para baixo, ascendentes, descendente, para trás-girando e no ar.

Do lado pode ser usado como um movimento do revestimento ou como uma maneira cortar o rosto do seu oponente de modo que o sangue possa obstruir sua visão. Essa é a maneira mais comum de se usar o cotovelo.

Os cotovelos diagonais são mais rápidos do que os outros, mas são menos poderosos.

As cotoveladas ascendentes e no ar são as mais poderosas, mas são mais lentos e mais fáceis de evitar ou obstruir.

O cotovelo descendente é usado geralmente quando o oponente abaixa-se.

Há também uma diferença distinta entre uma cotovelada única e uma cotovelada em sequência. A cotovelada única é um movimento de cotovelo independente de todos os outros movimentos, visto que uma cotovelada em sequência é a segunda batida do mesmo braço, sendo um gancho primeiramente com uma continuação do cotovelo. Tais cotoveladas, e a maioria das outras cotoveladas, são usados quando a distância entre lutadores se torna demasiado pequena e há demasiado pouco espaço para jogar um gancho na cabeça dos oponentes.

Técnicas com o Joelho (Kao)

No Muay Thai são usadas diversos tipos de joelhadas, joelhadas "frontais", joelhadas "laterais", joelhadas saltando, joelhadas na coxa, joelhadas em clinch, etc.

Técnicas de Chutes

Chute alto

Chute alto

Os chutes circulares e os chutes frontais são os dois chutes mais comuns no Muay Thai. O chute circular do Muay Thai foi assimilado por diversas outras Artes Marciais como por exemplo o Kickboxing. O chute circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro. Os lutadores de Muay Thai são treinados para bater sempre com a canela. A canela é a parte mais forte da perna do lutador. O pé contem muitos ossos finos e é muito mais propenso a lesões. Um lutador pode acabar se ferindo usando somente o pé como área de impacto. Os lutadores de Muay Thai condicionam cuidadosamente suas canelas em treinos no saco pesado e em sparring também, para melhor resistencia e força na hora da luta, os lutadores praticam suas caneladas em superfícies duras, como alguns tailândeses.

Atualmente

O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança.

O Muay Thai é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil, isso faz da Tailândia a maior potência do esporte do mundo. Além de criadores do Muay Thai, os tailandeses também são os maiores lutadores do mundo na sua categoria, até 70 kg em média, devido aos tailandeses terem uma estrutura física geralmente pequena.

Kickboxing é um desporto de combate recorrendo aos punhos e às pernas. O Kickboxing é um desporto que tem origem no full contact. No full contact os pugilistas masculinos combatem em tronco nú, descalços e usam calções de boxe. As pugilistas femininas por vezes usam um top e calções. O Kickboxing tem um estilo muito independente, mas sendo as regras iguais a outras artes marciais pode haver competições entre elas. Tipicamente o kickboxing em comparação a outras competições é um desporto um pouco parado não permitindo a continuação do combate uma vez que o adversário caí ao chão, podendo alguns estilos ainda continuar, como por exemplo: o sanshouexército e na polícia chinesa e adaptado para torneios de kickboxing; como também muitas artes marciais japonesas. As pessoas podem começar a qualquer idade, mas o melhor é antes dos 18 anos, um capacete é fortemente recomendado.

Modalidades Kick Boxing

  • Semi Contact: Luta-se por pontos para cada golpe encaixado são marcados pontos,os chutes somente são válidos acima da cintura e aplicados com a canela ou peito do pé.
  • Light Contact:Igual ao Full Contact no entanto não se pode nocautear o adversário. Ganha que demostrar uma técnica mais apurada.
  • Full Contact: O objetivo principal é o nocaute. Não são permitidos pontapés abaixo da linha da cintura.
  • Low Kick: É um Full-Contact mais completo no qual é válido o uso de caneladas nas coxas.
  • Thai Kickboxing: É um Low-Kick com caneladas abaixo do joelho, joelhadas e clinches seguidos de joelhadas ou socos.

Há muitos derivantes desta forma de lutar, como também há muitas competições recorrrendo a este estilo (por exemplo o K-1).

Full Contact

O Full Contact ou Full-Contact foi criado nos anos 70, nos Estados Unidos. É uma mistura de várias artes marciais, associadas as luvas e os golpes do Boxe aos chutes do Karate. Enquanto o Karate, o Kung Fu e o Taekwondo, quando praticados como desporto, evitam o contato físico, no full contact os golpes são muito fortes. Por isso, os seus praticantes usam luvas, capacete, botas e outros acessórios de proteção.

O Full Contact teve sua origem através das técnicas de boxe e karate. Surgiu em Nova Iorque, na década de 70. Essa arte foi criada com o anseio de mais expressão dente as artes marciais. Este sistema de combate tomou corpo pós uma série de escândalos envolvendo o campeão mundial de karate Dominique Vallera em Long Beach, no mundial de karate de 1975, quando o mesmo fez porta bandeira do Full Contact. Hoje, o Full Contact é um estilo do Kickboxing organizado por entidades de pugilismo mundial, como exemplo a ISKA (International Sport Kickboxing Associaton) e WAKO (World Associaton Kickboxing Organization). O Brasil tem alguns dos maiores lutadores de Full Contact do mundo, como Sérgio Batarelli, Nilton Nascimento, Isaul Soares Torrão, Paulo Zorello, Alessandro Gatto , Luiz Augusto Alvarenga , entre outros.

Evolução do Full-contact ao Ultimate Full-contact

Historia e evolução do Full-contact ao Ultimate Full-contact (Free-Fight, Vale Tudo, MMA, Cage Fight, Pankration / Pancrase, Extreme Fight, Shooto...)

O Full-contact surge no inicio dos anos 70 promovido pela PKA (Professional Karate Association), como primeira forma híbrida de competição entre diversos estilos de Artes Marciais permitindo o uso das técnicas de pernas das artes marciais (Taekwondo, Karate...) juntamente com as técnicas de punhos do boxe. Nos anos 80 surge um novo estilo de kickboxing promovido pela WKA, o kickboxing low kick por influencia do Muay Thai. Na década de 90 surgem as competições de Ultimate Full Contact (UFC, PRIDE...) com regras mais amplas permitindo também o uso das técnicas de Submission Grappling (Jiu-jitsu, Sambo...) e wrestling; o Ultimate Full Contact é uma competição completa onde são permitidos todos os recursos lutando-se de pé ou no chão usando as técnicas mais eficazes de todas as distâncias de combate, técnicas estas executadas com contacto total (FULL-CONTACT) tornando-o um desporto de combate difícil e exigente mas impressionante e espectacular, pois é bastante dinâmico, exigindo muita resistência, concentração inteligência e astúcia dada a sua complexidade e duração (realizado com rounds longos ou sem limite de tempo) sendo o resultado aos pontos, por submissão ou KO.

Full-contact em Portugal

O FULL-CONTACT tem origem em Portugal no inicio dos Anos 70, nomeadamente na zona dos Olivais e Sacavém por acção de vários lutadores e mestres de Artes Marciais como:

Francisco Gouveia (aluno do Dr. Pires Martins e Mestre Tetsuji Murakami) é Mestre de Full-contact – Karate e Boxe Americano, organizador do 1º Estágio em Portugal de Full-contact ministrado por Dominique Valerá), em 1976 Gouveia faz parte da equipa de D. Valerá; trava uma série de combates internacionais ao lado dos melhores profissionais da época e faz diligências no sentido de formar a Federação Portuguesa de Full-Contact; Ruy de Mendonça (Mestre de Artes Marciais, fundador da C. I. de Boxe Americano de Portugal e editor da 1º revista sobre as Artes Marciais, divulgando o Full-Contact);

José Pratas (aluno e colega de Francisco Gouveia, Mestre e Lutador Nacional e Internacional de Full-contact, à data participou em Estágios e Campeonatos de Boxe Americano em França - Pratas é o grande Campeão das primeiras Galas nacionais de Full-Contact Profissional promovidas por Francisco Gouveia e Ruy de Mendonça); Detentor do combate mais rádpido nesta modalidade, de 18 segundos, contra Carlos Ramjanali, num combate para o Campeonato Ibérico da modalidade. Actualmente treina em Sacavém na Cooperativa "A Sacavenense".

João Loio aluno do Mestre Sul Coreano Chung Sun Yong (fundador do TKD em Portugal), Cinto negro de Taekwon-do; em meados dos anos 70, detinha já várias internacionalizações nomeadamente em Espanha e no Brasil; João Loio funda o terceiro clube de Full-contact em Portugal “Boxe Americano Loios Team” em Sacavém, onde se juntavam para treinos vários pioneiros do Full-contact e donde surgiram os grandes campeões da época;

Fernando Elvas (Mestre e Lutador Nacional e Internacional de Full-contact – Boxe Americano, à data realizou combates em Espanha e iniciou em Portugal contactos com a PKA - Profissional Karate Association - USA, faz parte da Comissão Instaladora do Boxe Americano);

Fernando Loio [1], aluno do Mestre Sul Coreano Chung Sun Yong(fundador do TKD em Portugal), Cinto negro de Taekwon-do, praticante de boxe e aluno do Mestre Ferraz no Sporting Clube de Portugal; um dos primeiros portugueses a iniciar a prática do Muay Thai no inicio dos anos 80, frequentando estágios com Juan C. Ruiz; em meados dos anos 70, detinha já várias internacionalizações nomeadamente em Espanha e no Brasil; Fernando Loio inicia em 1984 contactos com a WKA - World Karate Association no USA com Howard Hanson, Benny Urquidez e na Holanda com Fred Royers; promove encontros, treinos e combates de Full-Contact em Sacavém, expandindo-se rapidamente pelo resto do país; Mestre e Lutador Nacional/Internacional de Full-contact, Taekwon-do, Boxe Americano e Pancrácio; sagra-se campeão nacional de Taekwon-do pela primeira vez em 1977 e de Full-Contact em 1981; campeão Ibérico de Taekwon-do em 1986 e em 1992 de Full-Contact; campeão europeu de Full-Contact em 1997; campeão europeu de Pancrase em 1999 e campeão mundial de Ultimate Full-Contact / Pancrace / Vale Tudo / Free-Fight em 1999, 2000 e 2001; assegurando as representações das federações internacionais: WUFC, IKF, WKU, ISKA, WPKA, WKL, ITKBA, WKC, UIPDA, PLP, IVC, EFP, WVTF, GBMA e IFMA-FF. Actualmente Fernando Loio é presidente da Federação Portuguesa de Full contacte coordenador mundial da WUFC World Ultimate Full Contact

Entretanto algumas Associações de Artes Marciais existentes, adoptam a prática do FULL-CONTACT e são formadas várias Associações de FULL-CONTACT, onde algumas se viraram exclusivamente para a prática do Kick Boxing, ficando desde 1987 a Associação Full-Contact de Viseu e a Associação Loios Taekwondo de Portugal a trabalhar com o FULL-CONTACT em todos os seus estilos de Combate, que em colaboração com o Mestre Fernando Loio, são pioneiras em Portugal e responsáveis pela introdução do estilo ULTIMATE FULL-CONTACT / Pancrácio Moderno / Tradicional, Vale Tudo e Free-Fight; promovendo e organizando regularmente Campeonatos / Galas Nacionais e Internacionais com Disputa de Títulos Nacionais, Europeus e Mundiais, levando atletas a competir no estrangeiro e realizando estágios e cursos de formação, colaborando e representando em Portugal as Federações Mundiais promotoras do FULL-CONTACT nos seus diversos estilos de luta, dando origem em 1997 à formação da Federação Portuguesa de Pankration, Freefight, Full-contact, depois abreviada para: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FULL-CONTACT

Categorias

  • Supermosca: menos de 57 kg
  • Ligeiro: de 57 a 63 kg
  • Superligeiro: de 64 a 69 kg
  • Meio-médio: de 70 a 75 kg
  • Médio: de 76 a 79 kg
  • Médio-pesado: de 80 a 84 kg
  • Pesado: de 85 a 90 kg
  • Superpesado: mais de 91 kg

As faixas

A graduação utilizada pela Confederação Brasileira de Kickboxing é: branca, amarela, laranja, verde, azul, marrom e preta. Váriavel conforme Federação ou Equipe.

Hapki-Do

O Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas e torções, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques, e também ensinar seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto.

História

No início dos tempos as artes marciais já eram praticadas não só pelo exercício físico dos monges, mas para que determinados povos lutassem por seus objetivos. Dessa mesma forma, numa época passada, o país que hoje conhecemos por Coréia, era dividido em três reinos: Silla, Koguryo e Paekche.

Dentro dos conflitos decorrentes destes três reinos, todos tinham em comum a prática das Artes Marciais. Essas Artes continuaram sendo treinadas e desenvolvidas até os dias de hoje, sofrendo grande influência de países vizinhos como China e Japão.

Uma das pessoas que teve grande influência no desenvolvimento das Artes Marciais coreanas foi Yong Sul Choi. Nascido em 1904 em Chung Buk Coréia, órfão com poucos anos de idade, foi levado ao Japão e adotado como aluno por um dos maiores Mestres daquele país na época: Sokaku Takeda.

Takeda era o grande Mestre do estilo Daito Ryu Aikijujutsu (praticado, conduzido e difundido até hoje, pela família Takeda). Esse estilo contribuiu também para o desenvolvimento de outra Arte Marcial japonesa, o Aikido. Após mais de 30 anos de treinamento, Choi decide retornar a sua pátria levando em sua bagagem todo seu aprendizado.

Assim, com toda estrutura já existente dos estilos coreanos, tendo sempre chutes como forte característica, mais o arsenal de Yong Sul Choi, nomes de estilos vão surgindo como Hapkikwonsul, Yusul e finalmente HAPKIDO.

Existem linhas divergentes quando se pergunta quem foi o fundador do Hapkido. Alguns atribuem a Yong Sul Choi' e outros a Ji Han Jae . É importante dizer que Choi foi professor de Ji. Porém podemos observar a situação de diferentes ângulos . O maior estudioso de Artes Marciais Coreanas, Dr. Kimm He-Young, após anos de pesquisa nos diz o seguinte:

"Podemos aceitar as duas posições dizendo que Choi acendeu o palito de fósforo, mas quem fez a fogueira foi JI".

É necessário acrescentar que a maioria dos estilos de Arte Marcial existentes foram denominados nesse século.

Difusão

Alguns professores coreanos chegaram aos Estados Unidos no começo da década de 60 para ensinar o Hapkido. Entretanto, o Hapkido teve seu primeiro grande contato com o Ocidente no momento em que a Korea Hapkido Association enviou quinze de seus membros a Guerra do Vietnã para uma demonstração à tropas coreanas, americanas e vietnamitas do sul.

Diante desse contato, professores coreanos como Mestre Lim (BA) que formou o primeiro faixa preta na Bahia "Ricardo Nery", chegaram ao Brasil no final da década de 60. Contudo o sistema coreano introduzido na Bahia foi o KUK SOO WON, uma outra arte marcial criada pelo Mestre In Hyuk Suh que havia treinado o Hapkido. Logo após Mestre Kang Byung Hak chegou em São Paulo.Chegou também em 1977, o grão-mestre Yun Sik Kim representante da escola BUM MOO HAPKIDO. Alguns praticantes continuam trabalhando com o estilo dos Mestres citados, embora estes não dêm supervisão integral, com exceção do grão-mestre Yun Sik KIm que dá aulas pessoalmente no bairro do Bom Retiro - São Paulo. Em 1971 chega oficialmente em São Paulo o Mestre Park Sung Jae, representando a Korea Hapkido Association.

Ele foi trazido especialmente para dar aulas ao exército brasileiro, tendo iniciado seu trabalho no 2o GCAM90 Quitaúna. Alguns faixas pretas formados nessa época continuam treinando, ensinando ou supervisionando o trabalho de Mestre Park. Ele ainda teve passagem pelo Círculo Militar de São Paulo e várias academias na capital paulista.

Em 1978 o Mestre Park Kyu Jae vem ao nosso país com a missão de continuar o trabalho de seu irmão, com um estilo mais suave e mais circular. No ano de 1977 como já dissemos chega o Grão-mestre Yun Sik Kim - faixa -preta 10 dan de Hapkido e 9 dan em Taekwondo, trazendo para o Brasil o Hapkido estilo Bum Moo world.O número de praticantes no Brasil vem crescendo bastante com destaque especial para São Paulo. Hoje o Grão Mestre Yun Sik Kim 10º DAN de Hapkido, está situado em São Paulo com endereço na RUA DA GRAÇA, 89 - 4º ANDAR - BOM RETIRO - SÃO PAULO - SP onde também funciona a Sede da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HAPKIDO e da Federação de Hapkido do Estado de São Paulo e ainda a ASSOCIAÇÃO KIM DE HAPKIDO E TAEKWONDO. O Grão-Mestre Kim tem alunos espalhados em vários países e em vários Estados brasileiro, a exemplo da Bahia onde tem na figura do seu aluno, faixa-preta 4 dan, Sabunim Cláudio Xavier, o representante oficial da Confederação Brasileira de Hapkido e também presidente da Federação Baiana de Hapkido defendendo os interesse do sistema BUM MOO em solo baiano. A sub-sede da Confederação Brasileira de Hapkido se encontra em Osasco, aos cuidados do mestre Norberto Serrano Jr. 5º DAN de Hapkido e 5º DAN de Taekwondo, fundador da Associação Brasileira de Lutas Free-Style, duas vezes campeão mundial de Hapkido e vice-presidente da Confederação Brasileira de Hapkido. Sua academia de 3 andares dedicados exclusivamente à prática do Hapkido "Bum Moo Kwan", recebe um grande número de alunos da região e regularmente, visitas do grão mestre Yun Sik Kim para exames de faixa dos lutadores e supervisão. Isso se deve ao trabalho desenvolvido e as bem sucedidas representações de praticantes em campeonatos internacionais.

Graus de aperfeiçoamento estilo Semokwan

Oberdan Alvarez, presidente da Federação do Rio de Janeiro, GM.Ko Ju Sik, e GM.Sérgio Fernandes, no Seminário internacional de Guaxupé-MG

Oberdan Alvarez, presidente da Federação do Rio de Janeiro, GM.Ko Ju Sik, e GM.Sérgio Fernandes, no Seminário internacional de Guaxupé-MG

A caminhada do praticante dentro do hapkido é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans. Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que o hapkidoista amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial. Lembrando que, dependendo do estilo praticado, as faixas podem adotar certas mudanças no grau de habilidade requerido ou cores.

  • Branca (10º Gub)
  • Amarela (9º Gub)
  • Amarela I (8º Gub)
  • Verde (7º Gub)
  • Verde I (6º Gub)
  • Azul (5º Gub)
  • Azul I (4º Gub)
  • Vermelha (3º Gub)
  • Vermelha I (2º Gub)
  • Vermelha II (1º Gub)
  • Preta (1º Dan) (Jo kyo Nim) - Instrutor
  • Preta (2º Dan) (Kyo sa Nim) - Professor
  • Preta (3º Dan) (Kyobu Nim) - Professor
  • Preta (4º Dan) (Sabum Nim) - Mestre
  • Preta (5º Dan) (Bumsan Nim) - Mestre
  • Preta (6º Dan) (Chongsa Nim) - Grão-Mestre
  • Preta (7º Dan) (Do bum Nim) - Grão-Mestre
  • Preta (8º Dan) (Do kam Nim) - Grão-Mestre
  • Preta (9º Dan) (Do sum Nim) - Grão-Mestre
  • Preta (10º Dan) (Do sa Nim) - Grão-Mestre

Exemplo: Vermelha I é uma faixa vermelha com uma fita preta por toda sua extensão e a Vermelha II tem duas fitas pretas, sendo que as fitas dentro da faixa atual mostra a côr da próxima faixa do praticante.

A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan.

A Semokwan

A Semokwan foi fundada pelo Grão-Mestre Sérgio Fernandes, atualmente, 6º Dan em Hapkido, 5º Dan em Hankido, 5º Dan em Hankumdo além de ser também mestre 4º Dan em Taekwondo.

O Grão-Mestre Sérgio Fernandes é aluno direto do Grão Mestre Ko Ju Sik atual diretor técnico da IHF, o qual é 9º dan em Hapkido, Hankido e Hankumdo além de ser também 8º dan em Taekwondo e 9º Dan em KickBox. Dado ao Seu trabalho sério no Hapkido-Hankido-Hankumdo, se tornou o único brasileiro a conseguir a cobiçada licença para representar a International H.K.D. Federation em seu país natal, onde fundou a Confederação Brasileira de Hapkido-Hankido-Hankumdo - Semokwan, único órgão brasileiro destas artes marciais reconhecido pela IHF no Brasil, conforme afirmou pessoalmente o Diretor técnico daquela entidade Grão Mestre Ko Ju Sik no épico seminário realizado na cidade de Guaxupé, estado de Minas Gerais, em 2006.

O Grão Mestre Sérgio Fernandes é também o representante oficial da International H.K.D. Federation no Japão, país onde atualmente reside.

Wing Chun

O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) são os vários nomes dados a um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos e utilização da estrutura óssea. O Wing Chun é considerado por muitos, um estilo de grande eficácia[carece de fontes?].

É atualmente, um dos sistemas de luta mais populares em todo o mundo[carece de fontes?]. A arte baseia-se na leitura da inteligência da "Garça" com a "Serpente", e na base do "Carneiro". Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun espalhados por todo o mundo trabalhem para o crescimento deste estilo, sua grande popularidade no ocidente, veio a partir de seu praticante mais famoso, Bruce Lee (discípulo de Yip Man) que praticou o sistema e o valorizou como um de seus principais pilares no mundo das artes marciais

Descrição

Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado na China por uma mulher (monja shaolin). Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.

Neste Sistema trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão, etc...

Mais antigo que o Karatê e o Tae Kwon Do[carece de fontes?] (só para citar duas excelentes e muito diferentes artes marciais), suas origens vêm do mosteiro Shaolin (Siu Lan), onde a mestra de artes marciais, Monja Ng Mui, possuía habilidade técnica superior aos combatentes do seu tempo[carece de fontes?]. Partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, e segundo a lenda, pela leitura da luta entre uma serpente e uma garça, ela criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só retificava as debilidades dos sistemas convencionais, como também tirava proveito delas. Tornou-se sistema de luta com o passar das gerações, onde outros mestres da arte incluíram novas técnicas, como por exemplo, a introdução do bastão longo, na época dos "Juncos Vermelhos" (Embarcações da Opera Chinesa).

A principal diferença entre os estilos praticados atualmente está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.

História

Há aproximadamente 250 - 300 anos atrás, o povo chinês Han vivia sob mercê do povo Manchu, guerreiros da nobreza da China. Os Hans eram proibidos de praticar artes marciais, mesmo sendo a etnia da grande maioria da população chinesa até hoje. Contudo, no templo de Siu Lan, era possível praticar o Kung Fu, sem restrições, pois as artes marciais tinham papel importante para o maior entendimento na busca da iluminação.

Existem várias versões para a história do sistema envolvendo o templo de Shao-Lin (Siu-Lan), a monja Ng Mui, e a jovem Yim Wing Chun, de acordo com a linhagem a que pertencem. A partir de "Leung Bok Toa" (marido de Yim Wing Chun) a história basicamente segue igual, com exceção de algumas recentes versões que descartam totalmente a existência de Yim Wing Chun como uma pessoa, e dão um salto na história até a era dos juncos vermelhos. Aqui são apresentadas algumas destas histórias de acordo com suas linhagens:

Do Templo à Yim Wing Chun na Linhagem Leung Ting:

É dito que o Monastério Shaolin (Siu Lam, no dialeto cantonês) dispunha de 36 câmaras ou templos, sendo a Vein Tsun Tong, a câmara liderada pela Monja budista N´g Mui perita no sistema "Weng Chun Bak Hok Pai" conhecido por estilo Weng Chun da Garça Branca da província de Fujian.

Devido a problemas políticos e por suspeitas de conspiração e atividades rebeldes, o governo Qing ateou fogo no Templo Shaolin e declarou a Monja N'g Mui, junto com outros mestres de Shaolin fora da lei, fugindo então de Fujian, eles se dispersaram por diferentes partes do sul da China.

N'g Mui se dirigiu ao distrito que fica na fronteira entre as províncias de Yunan e Szechuan, e se estabeleceu no "Bak Hok Koon"¨ ou Templo da Garça Branca na montanha Tai Leung. Ao chegar a essa região deparou-se com algumas técnicas inovadoras, levando-a a reformular o que ela já sabia, criando um novo sistema.

Lá a monja aceitou somente uns poucos alunos, entre eles, Yim Wing Chun (Yim Ving Tsun), uma linda garota, filha de um comerciante local, muito assediada por alguns locais e por um rufião. A monja teria ensinado sua técnica e conhecimentos à garota, mediante exaustivos treinos.

Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado Leung Bok Chau (Leung Bok Toa), comerciante de sal de Guangdong, por um acordo firmado pelos pais de ambos. A discípula então ensina ao marido a técnica, e este o aperfeiçoa.

Do Templo à Yim Wing Chun na Linhagem Duncan Leung:

O templo de Shao-Lin da província de Henan era um lugar onde muitos revolucionários de partidos esquerdistas procuravam exílio, numa época onde o templo era muito respeitado. Entretanto, não era do interesse do Governo Manchu que esses rebeldes permanecessem vivos, e devido aos monges constantemente aceitarem peregrinos, tornou-se de fácil acesso para certo espião que, disfarçado, envenenou toda a água e ateou fogo nas dependências do templo, abrindo as portas e permitindo a entrada dos soldados Manchus.

Após a destruição de Shao Lin pela invasão do exército Manchu, Ng Mui, decidida a continuar na vida religiosa, ingressou no templo da garça branca onde, ali próximo, conheceu o velho Yim Yee. Segundo a história, Yim Yee tinha uma filha chamada Yim Wing Chun, que conforme os costumes chineses da época, tinha sido prometida em casamento, para um negociante da província de Fukin Neste lugar, havia homem chamado Wong que provavelmente pertencia a hierarquia governamental da região, e que era famoso tanto por sua habilidade em lutar quanto por seu mau procedimento. Atraído pela beleza de Yim Wing Chun, Wong queria-a como uma de suas concubinas, dizendo que, ou ela se casava com ele, ou ele a tomaria à força em uma determinada data. Yim Yee estava velho e já não tinha mais condições físicas de enfrentar o valentão em um duelo, o que era muito comum nesta época para resolver diversos assuntos. Todos os dias, ele e a filha se preocupavam com a data que se aproximava sem saberem o que fazer.

Enquanto isso, a monja Ng Mui que estava hospedada no templo da garça branca, costumava descer à vila, no sopé da montanha para fazer pequenas compras. Certo dia, conversando com Yim Yee, ficou sabendo do que se passava, e se propôs a ajudar. Yim Wing Chun passou a estudar sob a tutela de Ng Mui, e como conseqüência de seu aprendizado, ela mesma resolveu duelar contra Wong, conseguindo derrotá-lo em um combate onde à questão disputada era sua própria liberdade. Mais tarde, casou-se com o noivo que lhe tinha sido reservado, de nome Leun Bok Tao, o qual já possuía conhecimento de artes marciais antes de desposá-la. Depois do casamento, Yim o via praticar seus exercícios e fazia-lhe sugestões a respeito de certas técnicas. A princípio, prestou pouca atenção a essas sugestões, pois se considerava um bom lutador. Mas o tempo foi passando e começou a notar certas pertinências em suas observações. Também não se esquecia do fato que havia derrotado um homem no passado. Resolveu então, desenvolver as técnicas de sua esposa, a qual passou a chamar de Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun)

De Leung Bok Toa a Yip Man nas Linhagens de Yip Man:

De Leung Bok Toa (Leung Bok Chau), o sistema é passado à Leung Lan Kwai, médico herbário e osteopata. Até esta época, a Arte ainda não havia sido nomeada, todavia, ao ensiná-la, "Bok" dá o nome de sua amada esposa ao novo sistema: "Wing Chun Kuen", em português, "Punhos de Wing Chun" (em homenagem a ela). O nome próprio de Wing Chun pode ser traduzido como: "Eterna Primavera" ou "cantar em louvor à chegada da primavera".

Leung Lan Kwai sucessivamente ensina-o para Wong Wah Bo e Leung Yee Tei. Esse foi o periodo conhecido como dos Juncos Vermelhos, que constituia numa apresentação itinerante, onde esses mestres se apresentavam, a estes foi atribuida também uma atividade revolucionaria contra o governo Manchu.

O sucessor destes foi Leung Jan (considerado Rei do Wing Chun), que modificou algumas técnicas e passou para Chan Wah Sun e também para seus próprios filhos, iniciando a fase Fat Shan (cidade onde estes mestres residiam).

De Chan Wah Sun e Leung Bik (filho de Leung Jan),o estilo é ensinado a Yip Man que o difunde em Hong Kong, e, através de Bruce Lee é difundido em escala mundial.

Como o Wing Chun Chegou ao Ocidente

O Wing Chun foi Transmitido em secreto em algumas linhagens, e em âmbito familiar na de Yip Man, até a década de 40, quando este teve que se mudar para Hong Kong. Alguns de seus primeiros alunos foram Wong Shun Leung, Tsui Sheung Tin, Hawkins Cheung, Ho Kam Ming, Bruce Lee, Duncan Leung e Leung Sheung. Bruce Lee (que treinou de 1954 a 1958) ao chegar nos Estados Unidos, provavelmente foi a primeira pessoa a fazer a transliteração fonética do chinês para o inglês: "Wing Chun". Entretanto, alguns estudantes do Patriarca Yip Man em Hong Kong, não gostaram da associação da sigla W.C. (banheiro) com o sistema, e assim o transcreveram em "Ving Tsun". No final da década de 60, por motivos de saúde, o Patriarca Yip Man decidiu não mais ensinar, entregando sua escola aos cuidados de seus estudantes mais antigos. Na tradição chinesa é dito que ele "Fechou as portas!".

Por intermédio de Leung Ting:

O Patriarca Yip Man não poderia imaginar que o adolescente, que um dia encontrou parado nos degraus de sua porta, pudesse ter tanto interesse por sua pessoa e pelas técnicas do Wing Tsun.

Leung Ting que já havia passado quase oito anos sob a orientação de Leung Sheung (primeiro estudante de Yip Man em Hong Kong) foi aceito pelo patriarca como discípulo “a postas fechadas” (estudante particular) e aprendeu as técnicas mais avançadas do Wing Tsun. O Grande Mestre instruiu Leung Ting de uma maneira muito peculiar. Em vez de corrigí-lo, começando com a primeira forma, iniciou suas lições com a mais avançada das técnicas de mão vazia, isto é, com a técnica do boneco de madeira.

Com a idade de 19 anos, Leung Ting, estudante da Universidade Batista de Hong Kong, formou nesta universidade sua primeira turma de Wing Tsun. Em apenas seis meses ele tinha mais de 120 alunos. Um verdadeiro recorde naqueles tempos, visto que por causa dos tradicionais métodos de ensino seguidos na época, nenhum outro instrutor de Wing Tsun contava com um número tão grande de alunos. Sendo responsável por tantos alunos, Leung Ting viu-se obrigado a desenvolver um sistema de ensino mais moderno e que pudesse satisfazer as necessidades de cada praticante em especial. Criou um programa sistemático de aulas, que garantia ao aluno poder continuar e aprender todas as técnicas, sem faltar sequer uma. Esse foi o início do método que se tornaria muito conhecido no mundo.

Em 1972, no ano de falecimento do Patriarca Yip Man, e na época que Bruce Lee se tornava o astro de cinema mais famoso no sudeste da Ásia, Leung Ting começava o seu trabalho de desenvolvimento, atualização e modernização da arte do Wing Tsun.

Por Intermédio de Wong Wai Chung (Greco Wong):

No final da década de 1950, Greco Wong, residindo em Hong Kong, e já tendo experiência em kung fu e esgrima iniciou seu aprendizado em wing chun com Tsui Sheung Tin, posteriormente com Mak Po e depois com Moy Yat, todos estes treinavam diretamente com o grande mestre Yip Man. Através de Moy Yat, Greco Wong fora apresentado a Yip Man, com o qual teve aulas particulares na casa do grande mestre por bom tempo. Greco Wong tem como seu aluno de primeira geração, Thomas (Lo Siu Chung), aluno da época em que ensinava na faculdade em Hong Kong, inicialmente a um grupo de 5 alunos. Em 1969 Greco Wong lança a primeira publicação sobre wing chun para o ocidente; wing chun kung fu, methods of self defense; junto a R. Clausnitzer. Greco Wong residiu na Àfrica do Sul, Inglaterra, Hong Kong, e atualmente Canadá. Divulgou ensinando nos países por que passou, além de seus discípulos se estabelecerem em outros países como Taiwan, Brasil. Greco Wong se mantém como um mestre o qual ensina mas é muito rigoroso em relação a disciplina, a técnica e sua aplicação real, a relação tradicional entre mestre e aluno. A maneira de se ensinar, de Greco Wong sempre se manteve de maneira reservada.

Por Intermédio de Duncan Leung:

Apresentado a Yip Man por Bruce Lee, Duncan passou a treinar pagando US$ 08,00 por mês, e depois U$ 12,00, convicto de que toda vez que brigasse na rua sairia vencedor, o que aparentemente acontecia, pois desferia vários socos no rosto de seu oponente, o qual sangrava muito, entretanto, quando chegava em casa tinha que passar pomada nas costelas pois também tinha sido muito golpeado.

Observando as técnicas dos alunos mais antigos, foi a Yip Man e disse: "Isto é tudo que aprenderei?" - Pois Duncan já não estava mais tão impressionado. "O que mais você esperava pagando apenas US$ 12,00?" - Respondeu Yi Man. "Você tem US$ 300,00?" - Concluiu. A partir de então, Duncan passou a ter aulas individuais em sua casa pelo periodo de quatro anos e meio com o idoso Mestre Yip Man, até ter que viajar à Austrália para cursar o ensino superior. Em 1970 mudou-se para os EUA onde reside até hoje.

Em 1970 começou a dar aulas a policiais americanos, em New York. Nos anos 80 passou a treinar o "Seal Team" - Departamento Especial do Exercito Americano. A seguir, ministrou aulas para a SWAT e o FBI em Virginia Beach.

Wing Chun no Brasil

Li Hon Ki

Li Hon Ki chegou ao Brasil em 1979, tornando-se uma das mais importantes lideranças do Kung Fu nacional, onde passa a divulgar seus conhecimentos de Wing Chun adquiridos em Hong Kong para o público brasileiro.

Cláudio Ramires Vasques, Newton Filizola Leo Imamura, foram alguns de seus alunos que participaram deste primeiro período do Wing Chun no Brasil.

Na década de 80, suas escolas foram por diversas vezes reconhecidas como as mais preparadas na divulgação do Kung Fu para combate, sagrando-se campeã por diversas vezes, fato que tornou Mestre Li Hon Ki diretor técnico de competições internacionais, orientando inclusive o Professor Marcelo Giudici, um dos grandes nomes internacionais da atualidade nos torneios de MMA (Vale tudo). Mestre Marcelo Giudici foi consagrado duas vezes campeão de combate em Kung Fu em território chinês na década de 80.

No início dos anos 90, acompanhando seu irmão Albert em uma viagem a Virgínia Beach, Li Hon Ki teria o primeiro contato com aquele que mudaria todo seu conceito sobre artes marciais, principalmente o Sistema Wing Chun - Mestre Duncan Leung.

Durante dois anos, Li Hon Ki dedicou mais de dez horas por dia ao estudo do Sistema Wing Chun sob a tutela de Duncan Leung, inclusive, o auxiliando em sua escola como instrutor assistente. Residiu neste período, na própria casa do mestre, em Virgínia Beach, EUA.

No dia seguinte a seu retorno dos EUA, Mestre Li Hon Ki passa a ministrar os ensinamentos desta nova linhagem. Logo após, ainda na década de 90 vieram, Newton Filizola (também dos anos 80), Cláudio Rangel, Ednor Freire, Alberto França e Márcio Silva. Já no novo século vieram, Paulo Junior e Renata Ballestrini.

Fundadora: Yim Ving Tsun; 1a. Geração: Leung Bok Toa; 2a. Geração: Wong Wah Po; 3a. Geração: Leung Lan Kwai e Leung Yee Tai; 4a. Geração: Leung Jan; 5a. Geração: Chan Wah Shun; 6a. Geração: Yip Man; 7a. Geração: Duncan Leung; 8a. Geração: Li Hon Ki; 9a. Geração: Marcelo Florentino, Nilton Filizola, Cláudio Rangel, Ednor Freire, Alberto França, Márcio Silva, Paulo Junior e Renata Ballestrini.

Como Funciona e Suas Características

O Wing Chun é uma das poucas artes marciais que prepara o praticante para o combate total[carece de fontes?], ou seja, contra todo tipo de ataque (chutes, socos, cotolevaldas, joelhadas, agarramentos, derrubadas, torções, luta no chão, defesa contra vários agressores e armas). Isso significa que há treinamento nas 5 distâncias de combate.

  • Simplicidade: é um sistema simples e direto. São descartados os malabarismos, floreios, as posições complicadas ou técnicas exuberantes. Por não ser baseado em força física permite que uma pessoa fisicamente mais fraca possa se defender de um agressor maior.
  • Economia de movimentos: A melhor defesa pessoal é aquela que pode repelir o maior número de ataques com a menor quantidade de movimentos! WT foi concebido de tal modo que se pode administrar um combate com poucos movimentos.
  • Movimentos simultâneos: Diferente de outros sistemas que usam o método de defesa e depois contra-ataque, nós executamos defesa e contraataque juntos, dificultado uma resposta do agressor.
  • Treino de reflexos: Os movimentos de defesa do WT derivam principalmente dos reflexos táteis. Dessa forma, WT é menos suscetível às "fintas", pois a reação não depende exclusivamente da visão. Aprendemos a sentir quando o agressor faz uso de força pegamos emprestada essa força e a devolvemos na forma de ataque.
  • Quatro Princípios: Um dos principais objetivos do WT é fazer com que o praticante possa reagir de forma automática baseado nos quatro princípios:
    • 1º - se o caminho está livre, SIGA EM FRENTE;
    • 2º - se o caminho está ocupado, MANTENHA-SE COLADO;
    • 3º - se o adversário faz força, DEIXE-O PASSAR;
    • 4º - se o adversário retrocede, SIGA-O MANTENDO-SE COLADO.
  • Quatro Usos da Força:
    • 1º - liberte-se da sua própria força;
    • 2º - liberte-se da força do oponente;
    • 3º - use a força do oponente contra ele;
    • 4º - some a sua força à força do oponente.

Aprendizado e Treinamento

A primeira base aprendida é denominada Yi Ji Kim Yeung Ma, adaptada ao treinamento de socos, defesa e base de combate. A postura Yi Ji Kim Yeung Ma é utilizada, entre outras coisas, para se fortalecer a base, buscando o apoio do centro de gravidade aumentado o equilíbrio e a consciência corporal.

O Siu Lim Tao (pequena idéia) é o nome da primeira das formas do Wing Chun, este mostra explicitamente o método suavidade/firmeza nos socos e defesas com os braços. Esta forma é fundamental, pois torna possível vislumbrar todo o trabalho relacionado à pratica do Wing Chun.

O método de treinamento pode ser divido em 4 partes:

Formas

"Formas" são seqüências ordenadas de movimentos que servem para dar coordenação corporal. Assim como no ensino fundamental (primário) precisa-se aprender exercícios motores com a mão (serra-serra, ondinha, bolinha, etc) antes de iniciar o trabalho da escrita, no Wing Chun você precisa aprender exercícios motores com o corpo antes de iniciar o trabalho das técnicas de luta.

Formas de mãos: 1) Siu Lim Tao "pequena idéia". 2) Chum Kiu - "ponte que desaba". 3) Biu Jee "dedos penetrantes" 4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira

Formas de armas: 1) Look-Dim-Poon-Kwun "Bastão dos Seis Pontos e Meio". 2) Baat Chum Doa "Facões Borboleta (Espadas Gêmeas)".

Chi-Sau (mãos que aderem)

É a única arte marcial que possui um exercício onde os reflexos táteis são tão amplamente treinados. Através do Chi-Sau desenvolve-se a capacidade dos nossos braços se adaptarem aos movimentos dos braços do agressor. Os reflexos de defesa do Chi-Sau são determinados de um modo imediato e mecânico pelo ataque do oponente. Assim, eles sempre se adequam à situação. Os reflexos táteis são, de longe, muito mais rápidos que os reflexos gerados por uma informação visual. O Chi-Sao permite que o lutador se defenda mesmo sem enxergar.

Lop Sau (Lap Sao/Trapping Hands) "Mãos que Enganam"

No Lop Sau utiliza-se as mãos e braços como "armadilhas" onde, sempre se leva a imobilização ou neutralização dos ataques desferidos com as mãos pelo adversário. Era uma das técnicas preferidas de Bruce Lee.

Técnicas de Luta

Desenvolvimento de técnicas de luta com base nos três primeiros conceitos para as diversas situações de combate.

Método Exclusivo

Devido ao método de ensino diferencializado de Yip Man, algumas linhagens desenvolveram métodos de treinamento ímpar, encontrados somente em suas linhagens, abaixo algumas delas:

Duncan Leung

Articulações: Utilização das articulações dos ombros e quadril para o aumento da explosão nos encaixes das técnicas de luta;

Equipamentos: Equipamentos para o desenvolvimento do encaixe do quadril, e equipamentos para o desenvolvimento de chutes na canela, chutes barreira, chutes frontais e laterais na altura da cintura. Todos com o encaixe do quadril e da base, que ampliam a potencia do golpe;

Sparring: Treinamento para simulação de combate real. Utiliza-se equipamentos de proteção para este tipo de treinamento (mascaras, luvas, caneleiras, etc) onde o "Sparring" simula técnicas de ataque de outras Artes Marciais.

Leung Ting

Lat-Sao: A meta do Lat-Sao é desenvolver a capacidade combativa. No treino de Lat-Sao (que pode ser traduzido como "combate livre") o estudante aprende a se confrontar com uma situação de combate sem temor. Ele pode checar o seu nível de desempenho sem medo de ferir o seu colega de treino, o que faz do Lat-Sao uma das mais significativas e motivastes partes do treino de WT. "WT não só é uma arte marcial inteligente, também é um modo inteligente de aprender"

BlitzDefence: Este método proporciona uma estratégia para identificar e resolver situações de perigo. São usadas táticas de resolução de conflitos a fim de evitar o confronto físico. Somente quando o agressor não é dissuadido, as técnicas de luta são empregadas para colocá-lo fora de ação. O treinamento abrange todos os elementos de uma situação real: a atitude mental - a linguagem corporal - a retórica - a psicologia do conflito - o domínio das distâncias (chute-soco cotovelo e joelho- antiagarrameto e anti-luta no chão). Diferentemente das lutas esportivas, não são usadas regras limitadoras que diminuem a eficiência. O que em uma luta esportiva é uma falta ou é proibido, numa agressão real pode salvar sua vida.

O treinamento acontece num clima amigável e sem medo.

Nenhum comentário:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você