Setor de Treinamento provisório da A.I.A.M.

A Séde da UTAM está localizada à Rua Francisco de Paula Santana, 170 - Vila das Palmeiras - Guarulhos - SP - Próximo ao cruzamento entre as Avenidas Monteiro Lobato com Paulo Facinni.
Telefones : 2461-2957
E-mail: u.t.a.m.guarulhos@gmail.com

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Respiração Energética

A respiração tem sido um importante objeto de estudo na China por mais de cinco mil anos.
Os taoístas, em especial, têm usado técnicas de respiração para prevenir doenças, prolongar a juventude e alcançar a longevidade,várias escolas de artes marciais, além do Tai Chi Chuan, usam a respiração para aperfeiçoar as técnicas de ataque e defesa, mas muitos Mestres guardam seus segredos e nunca os escrevem, transmitindo-os oralmente apenas aos autênticos discípulos, talvez porque a respiração seja um tema que inclui muitos aspectos difíceis de serem expressos através da escrita.
Nos últimos anos, o interesse do Ocidente a respeito do assunto cresceu e muitos médicos estão cientes de que a respiração profunda pode preservar a saúde e curar doenças.
Além do oxigênio, o ar que respiramos contém muitos elementos, incluindo o ferro, o cobre, o zinco, a fluorita, o quartzo, a zincita e o magnésio.
Esses elementos suprem necessidades importantes do nosso organismo.
Usando uma combinação de técnicas de exercícios de respiração, podemos absorver esses preciosos elementos, as técnicas de respiração incluem não só a respiração pela boca e pelo nariz mas também a Respiração fetal ou interna.
São também chamadas de respiração pós-natal e pré-natal para as mulheres.
Tudo o que sentimos física ou emocionalmente está diretamente ligado à nossa respiração, sempre que antecipamos algum acontecimento importante para nossas vidas, ou suspiramos de alívio, ou ofegamos de dor.
Em algumas situações prendemos a respiração, em outras sentimos até falta de ar.
A pesquisa científica mostrou que a respiração é uma atividade muito complexa, capaz de ter efeitos diretos sobre muitas funções corporais.
Aprender a respirar corretamente é extremamente necessário para nossa saúde. Naturalmente nossa mente fica serena, nossos pensamentos se aquietam, proporcionando uma paz interna que harmoniza nosso estado emocional e mental.
Esta pacificação mental faz com que as energias que circulam em nosso corpo se equilibrem e se fortaleçam gerando muita saúde e nos prevenindo contra muitas doenças e desequilíbrios.

EXEMPLO DE UMA TÉCNINA DE RESPIRAÇÃO PARA RELAXAR:

Durante o intervalo de qualquer atividade que possa estar lhe causando algum estresse ou cansaço físico e mental, você pode praticar esta respiração para relaxar e energizar suas forças e combater fadigas e afetos acumulados de forma excessiva.
Em jogos ou esportes isto pode rejuvenecer e fortalecer sua coordenação e espírito competitivo, e muito provavelmente, lhe manter livre de acidentes.

É uma grande técnica, principalmente quando você tem muito pouco tempo para se restaurar.
Se você exercitar isso 2 ou 3 vezes ao dia, em momentos estratégicos (antes das refeições, encontros de negócios, dirigindo para casa, etc) e quando você começa a se sentir cansado, você logo notará uma grande diferença em suas atitudes e na forma de como se sente.


Sente-se com as costas eretas, junte as palmas na altura do centro do coração com os dedos apontando para cima.
Feche os olhos, focando o seu olhar para o ponto no centro entre as sobrancelhas. Inale, quebrando a respiração em 4 partes iguais de "cheiradas" enchendo os pulmões completamente na quarta vez.

Ao exalar, libere o ar em 4 partes igualmente distribuídas, esvasiando os pulmões por completo na quarta vez.

Em cada parte tanto da inalação quanto da exalação, puxe o ponto do umbigo em direção à coluna, (quanto mais forte você bombear o umbigo, mais energia você irá gerar) um ciclo completo de respiração (inalação e exalação) leva aproximadamente, 7 - 8 segundos. Continue por 2 - 8 minutos.

Se você presionar as suas mão com bastante força e fizer a respiração vigorosamente, com apenas 1 minuto você se recarregará.
Se você estiver em um momento onde há muita ansiedade e confusão mental, acrescente uma música para ficar mais calmo, tente ficar tranquilo.
No final, inale profundamente, pressione as palmas com bastante força por 10-15 segundos, prendendo o ar.
Crie uma tensão muscular em todo o corpo pressionando o mais forte que puder.
Exale vigorosamente e repita a inalação, prenda, pressione as mãos e exale. Agora relaxe e permita que toda a tensão de corpo simplesmente desapareça.

Se você precisar descansar um pouco, deite-se imediatamente com os olhos fechados e relaxe por 2-5 minutos.
Faça algumas respirações profundas e lentas, espreguice, e então você estará pronto para a ação.

Essa é uma de muitas técnicas que existem no mundo, essa em especial é provinda da Yoga.
No hapkido também temos técnicas de respiração para fortalecer o KI a energia vital.
Com essas técnicas de respiração renovamos não só o ar dos pulmões, mais a harmonia interior do ser humano.

Nenhum comentário:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você